Grau de Practicus 3 = 8
O grau de Practicus, ou 3 = 8, está relacionado ao elemento Água e nesta fase o iniciado penetra na esfera de Hod, a oitava sephira.
Aqui existe o simbolismo da compreensão mística da unidade de todas as coisas materiais e espirituais.
A jornada alquímica continua a ser trabalhada na psique do iniciado da Aurora Dourada, e ele se defronta com sair da zona de conforto do Pilar do Meio da Árvore da Vida para o desconhecido Pilar da Severidade, o que representa uma maior pressão em termos de equilíbrio.
O iniciado necessita, nesta fase, de fortalecer sua determinação à Grande Obra, pois os perigos do grau são reais: Aqui pode ocorrer uma interrupção ou estagnação no crescimento, e uma espécie daninha de pacifismo fatalista. Mas para aquele que persevera ocorre um redespertar do Mais Alto Gênio, aquele que está além e acima do "pequeno eu" instintivo e intelectual e então o iniciado partilha da "gnosis" ou do "conhecimento" de entender e saber que a Divindade permeia todas as coisas neste universo manifestado.
O título de Practicus é originado do Grego practicos, com o significado de "pessoa prática", "praticante" e o drama ritual que embasa a cerimônia de iniciação é encenado na ilha de Samos, na Grécia, terra de mistérios, conhecimento e história.
Em Samos existiu o culto dos Mistérios da Samotrácia, tão famoso e potente quanto os Mistérios de Eleusis. Do famoso matemático e filósofo Pitágoras até o astrônomo Aristarcus, muitos mistérios da ciência contemporânea surgiram na ilha de Samos.
Durante a bela cerimônia, abre-se o templo e as energias da Água são invocadas. O iniciado demonstra que assimilou os ensinos do grau anterior e faz novo juramento. Começa então a jornada pelo 31º Caminho da Árvore da Vida, que leva de Malkuth a Hod. Neste Caminho, atribuído à letra Hebraica Shin, o magista tem de enfrentar os três irmãos Kabiri (seres super divinos dos Mistérios Samotracianos) que testam e purificam o iniciado com as diferentes energias do Fogo, antes que ele possa adentrar o templo da Água em Hod. Tendo completado o Caminho de Shin, o ainda Theoricus é instruído nos mistérios da carta do Tarot O julgamento.
Após isto, o Theoricus segue pelo Caminho de Resh, o 30º Caminho, entre Yesod e Hod, onde os Kabiri lhe explicam os simbolismos e mistérios deste Caminho, adotando aspectos solares e sazonais. Este Caminho leva o iniciado por uma série de percepções intelectuais onde ele aprende sobre os Poderes Mais Altos que atuaram na formação da sua personalidade. Ao fim deste Caminho, o iniciado contempla SOL, o XIXº Trunfo do Tarot.
Finalmente, você é levado ao templo da água,em Hod, onde aprendes sobre o simbolismo do Jardim do Éden antes da Queda. Também será introduzido na Sala do Practicus, onde se aprende os segredos deste grau e os poderes da Água são liberados.
Neste grau, aprenderás:
Astrologia Prática
Geomancia Prática
Projeção Astral
Os Mistérios do Divino Feminino
Scrying na Visão do Espírito e Técnicas para Desenvolver a Intuição
E mais...
Mais detalhes serão obtidos no material do grau.