logo ordem aurora dourada

CONCURSO LITERÁRIO WILLIAM BUTLER YEATS

 

REGULAMENTO DO CONCURSO

 

1 - APRESENTAÇÃO
O concurso de Contos e Poemas William Butler Yeats patrocinado pela Ordem Esotérica da Aurora Dourada destina-se a escritores brasileiros, residentes ou não no país. O intuito é reunir em uma antologia, histórias e poemas que abordam a temática da literatura fantástica, mística, mágica, mitológica e esotérica. Queremos incentivar nov
os padrões na literatura nacional e mundial. Queremos abrir espaço para representatividade na literatura fantástica, seja em protagonistas, personagens ou na criação de mundos e ideias.

 

2- INSCRIÇÃO
1 – A pessoa candidata poderá se inscrever com até dois contos ou poemas.
2 – Os contos e poemas não podem ter sido publicados em qualquer revista, coletânea, antologia ou livro que exijam exclusividade de publicação (publicações em sites, blogs, plataformas de leitura ou redes sociais não são consideradas para fins de exclusão).
3 – Para a coletânea, será escolhido apenas um conto de cada pessoa candidata.
4 – A inscrição será realizada online, por meio do email: goldendawnbrasil@bol.com.br
4.1 – No assunto do e-mail deverá constar “Inscrição para o concurso literário”;
4.2 – O email deverá conter:
4.2.1 – Os dados do participante:
– Nome verdadeiro completo do(a) autor(a);
– Idade;
– Endereço;
– Email de contato;
– Breve biografia da pessoa autora;
– Informar como soube do concurso (nome da página, blog ou site, se for o caso).
4.2.2 – Um arquivo PDF do conto ou poema com nome do autor ou pseudônimo.
5 – Os contos e poemas deverão ser formatados em fonte Calibri tamanho 12, espaçamento 1,5 e margens superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm. O conto ou poema poderá ter, no máximo, 10 páginas.
6 – Inscrições enviadas fora dos parâmetros estabelecidos nos itens 1 e 4 serão desclassificadas.
7 – As inscrições serão efetuadas de 0h00 de 28 de julho de 2016 até às 23h59 de 31 de outubro de 2016, sendo considerado o horário de Brasília para fins de recebimento.
8 –  Caso o número de participantes seja insuficiente, o prazo de inscrição será prorrogado

 

3- JULGAMENTO
1 – As obras inscritas serão avaliadas e julgadas individualmente pela organização do concurso.
2 – Os critérios de avaliação são:
2.1 – Pertinência ao tema: O conto e/ou poema deve permanecer dentro da temática proposta pelo concurso.
2.2 – Criatividade: O argumento inicial do conto deve apresentar originalidade e as temáticas não devem cair em clichês e chavões típicos do gênero.
2.3 – Qualidade literária: O conto deve apresentar escolhas conscientes e domínio da pessoa autora sobre o gênero, a linguagem e a técnica literária.
2.4 – Desenvolvimento: O conto deve apresentar desenvolvimento temático adequado, lógico e compreensível.
2.5 – Coesão: O produto final deve apresentar coesão estrutural e fechamento do conflito. A coesão demonstra o domínio da estrutura proposta no gênero conto.
3 – A organização, por regra, não se propõe a justificar ou tornar pública as avaliações realizadas.
4 – Não serão aceitos recursos à avaliação.

 

4- PREMIAÇÃO
1 – O Resultado do concurso será divulgado na data provável de 30 de novembro de 2016 
2 – A coletânea contará com até 14 (catorze) contos ou poemas das pessoas candidatas e 01 (um) conto de autoria de pessoa convidada pela comissão organizadora, totalizando 15 contos ou poemas.
3 – Os contos selecionados conforme item anterior serão reunidos em uma coletânea em livro físico, que será distribuído para comercialização online.
4 – Os contos escolhidos serão premiados de acordo com sua classificação, recebendo os seguintes prêmios:
4.1 – Primeiro lugar: O título do melhor conto nomeará a antologia, e seu autor ganhará 05 (cinco) exemplares do livro físico após sua publicação.
4.2 – Segundo lugar: Ganhará 03 (três) exemplares do livro físico após sua publicação.
4.3 – Terceiro lugar: Ganhará 02 (dois) exemplar do livro físico após sua publicação.
4.4 – Os demais autores premiados ganharão 01 (um) exemplar do livro físico após sua publicação.
5 – Os autores da antologia concordam em ceder os direitos autorais de seus textos apenas para fins desta publicação. Eles continuam a possuir os direitos de autoria de seus textos.
6 - A premiação não caracteriza sorteio.

 

DISPOSIÇÕES GERAIS
1 – As inscrições para o Concurso são gratuitas.
2 – Entende-se por conto uma narrativa ficcional curta, em prosa. Poema é uma composição em verso.
3 – Entende-se por literatura fantástica, mágica e mística, as narrativas que fogem do realismo, como fantasia, ficção científica, horror, steampunk, entre outros. 
4 – É vedada a participação de  .
5 – Não serão aceitas inscrições de obras póstumas. Não serão aceitas coautorias.
6 – Após o resultado final, os arquivos não escolhidos serão apagados.
7 – Caberá à pessoa candidata indicar, na inscrição, um e-mail válido.
8 – A organização não se responsabiliza por mensagens não recebidas em virtude de quaisquer questões técnicas referentes ao e-mail da pessoa candidata, tais como caixa de entrada cheia, programas anti spam ou servidor fora do ar.
9 – Pessoas autoras menores de 18 anos selecionadas para a publicação e/ou premiação apenas poderão ter seus contos publicados ou receber os prêmios com a autorização de pessoas responsáveis, que deverão preencher um termo de autorização fornecido pela Ordem.
10 – O Concurso não caracteriza sorteio.
11 – Para participar do concurso, que tem caráter exclusivamente cultural, não é necessária a compra ou uso de qualquer bem, direito ou serviço da Ordem Esotérica da Aurora Dourada. E a apuração dos vencedores não está sujeita a qualquer tipo de sorteio ou operação assemelhada, estando de acordo com o artigo 30 do Decreto 70.951/72.
11 – Informações adicionais ou resolução de dúvidas sobre o concurso podem ser obtidas por meio do e-mail goldendawnbrasil@bol.com.br

rosacruz icone
wbyeats1908

William Butler Yeats, muitas vezes apenas designado por W.B. Yeats, (1865 — 1939) foi um poeta, dramaturgo e mago irlandês, membro influente da Ordem da Golden Dawn. Atuou ativamente no Renascimento Literário Irlandês e foi co-fundador do Abbey Theatre.

Suas obras iniciais eram caracterizadas por tendência romântica exuberante e fantasiosa, que transparece no título da sua colectânea de 1893, The Celtic Twilight ("O Crepúsculo Celta"). Posteriormente, por volta dos seus 40 anos, e em resultado da sua relação com poetas modernistas, como Ezra Pound, seu estilo torna-se mais austero e moderno.

Foi também senador irlandês, cargo que exerceu com dedicação e seriedade. Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1923. O Comité de entrega do prémio justificou a sua decisão pela "sua poesia sempre inspirada, que através de uma forma de elevado nível artístico dá expressão ao espírito de toda uma nação." Em 1934 compartilhou o Prémio Gothenburg para poesia com Rudyard Kipling

wbyeats